Palavra do presidente
Com a Palavra, o Presidente
Caríssimos membros da IPA no Brasil
Ao finalizarmos este mês de agosto/2025, não poderíamos deixar de prover uma manifestação que deverás entendemos como importante para o contexto da IPA Brasil.
Rememorando. Aos dois dias do mês de junho de dois mil e vinte e cinco (02/06/2025), aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral (Online/Presencial), em que ao seu final a Comissão Eleitoral declarou como vencedora do pleito a Chapa 2, com em torno de 76% dos votos válidos. Na AGE Eleitoral ficou deliberado a AGE de Posse e Exercício dos membros da CHAPA 2, vencedora, para a data de 30 de junho de 2025, pelo fato que a gestão vigente encerrava o seu período em 1º de julho de 2025. Porém, a Chapa 1, vencida, insatisfeita com o resultado, adentrou ao judiciário com uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela Antecipada (1º GRAU) no intento de desconsiderar o registro da Chapa 2 em alegações de “vícios” de inscrição. Perdeu. Recorreu e perdeu novamente. Então adentrou com um AGRAVO diante da DECISÃO do 1º Grau no Tribunal/DF, o qual concedeu mediante uma decisão parcial ao pleito, deliberando para que a IPA BRASIL SE ABSTER DE DAR A POSSE E EXERCICIO A CHAPA ELEITA ATÉ A DECISÃO DE PRIMEIRO GRAU. Com esta decisão do Tribunal logrou êxito em impedir a Posse e Exercício da Chapa 2, eleita, diante da AGE acontecida em 30 de junho de 2025. De imediato a IPA Brasil recorreu da decisão do tribunal, que mesmo tendo o Ministério Público manifesto não haver interesse na Ação, e a Turma do Tribunal não haver aceito o Agravo para julgamento, a Desembargadora deixou este afeto a decisão do judiciário em 1º Grau, onde transcorria a Ação principal. Em razão do Tribunal decidir que a IPA Brasil deveria se abster de dar Posse e Exercício à Chapa 2, eleita, este ato não aconteceu perante a AGE de 30/06/225, e, para que a IPA Brasil não ficasse sem uma administração a AGE decidiu pela mantença atual administração pelo período de noventa dias.
Na data de 19 de agosto de 2025, o Órgão julgador de 1º Grau (22ª Vara Cível de Brasília) sentencia pela extinção do processo (ver em anexo), e com isso, ao findar dos prazos recursais e manifestação do Tribunal diante do Agravo, se instituirá a AGE de Posse e Exercício do Grupo Eleito, em que acreditamos que venha ocorrer na entrância do mês de outubro de 2025, justamente ao findar o prazo de gestão prorrogada da atual administração da IPA Brasil em situação excepcional.
O que não podemos deixar de ressaltar, que a Ação impetrada pela Chapa 1, veio demonstrar diante do processo judicial que as ações da IPA Brasil e concomitantemente da Comissão Eleitoral, foram LÍDIMAS e com a perfeição administrativa que rege os atuais princípios de gestão da IPA no Brasil, e mais, veio resgatar a imagem da entidade nacional diante do ocorrido no pleito eleitoral de 2015.
Porém, vem a presidência da IPA Brasil manifestar que em rápida análise, amparada pela Executiva da IPA Brasil, que diante deste processo eleitoral que vem chegando ao seu final, se surpreendeu pelos acontecidos diante do período do processo, no qual acreditava que os princípios universais da IPA no mundo fossem imperar, mas o que aconteceu foi algo inverso e estarrecedor, que trouxe um imenso prejuízo na representatividade da Entidade. De fato, os atos da Chapa 1, foram um repeteco piorado do processo eleitoral da IPA Brasil acontecido no ano de 2015, e os danos causados pelos seus atos foram em muito superiores aos do passado 2015 em detrimento à IPA no Brasil. Portando, temos a certeza que todos serão sanados e a Entidade Nacional os superará, continuando com a sua representatividade nacional e internacional asseguradas, a exemplo do que se vê perante as inúmeras solicitações de parceria em eventos de importância supra, em que destacamos o Curso Internacional de Relações Institucionais com a Comissão Parlamentar de Segurança Pública do Congresso Nacional Brasileiro.
Ensejando, esta presidência entende: “que tem a certeza que os algozes da IPA no Brasil, não conseguirão destruí-la, pelo contrário, verão que ela é perene.” E que a prova desta alegação se encontra no que a AGE Eleitoral demonstrou, além que a atual gestão mais uma vez sai vitoriosa diante de tentativas de denegri-la. De fato, a IPA Brasil de hoje, é o que de os seus membros desejam para a Entidade, o que traz a convicção de uma vida longa para a IPA no Brasil encimada no slogan mundial da IPA, manifesto no idioma Esperanto: “Servo per Amikeco”. (Serviço através da AMIZADE).
Joel Zarpellon Mazo
Presidente da Seção Brasileira da IPA
“Servo per Amikeco” (Serviço pela Amizade).
Palavra do presidente
Com a Palavra, o Presidente
Caríssimos membros da IPA no Brasil
Chegamos no mês corresponde a metade deste ano de 2022, junho. E, adentramos ao mês com uma pauta de realizações que nos deixou deverás orgulhosos, pois a pauta de gestão do ano veio a ser cumprida com celeridade e êxito que nos trouxe a certeza que a IPA no Brasil é de fato uma referência nacional neste segmento classista. Mas não só quero alegar o que acima digo, pois trago em materialidade as execuções da comemoração do aniversário de 60 anos de IPA no Brasil, com eventos representativos ao período natalício, de uma forma inédita e jamais acontecido no âmbito da nossa associação. Vamos a eles: Começamos o período “atendendo” inúmeros Policiais da IPA do mundo (poloneses, alemães, noruegueses, suecos, ingleses, americanos, franceses, portugueses, etc...) que vieram ao Brasil para participar das comemorações, embora fomos forçados a cancelar a belíssima semana da amizade que havíamos promovido para este período comemorativo. Festejamos os 60 anos de IPA em um evento de gala sem precedentes, onde além de comemorar o Dia da Nacional da Mulher (Brasileira), lançamos um glamoroso Projeto denominado: Amazônia Verde, destinado ao reflorestamento da floresta, mediante uma firma parceria com o Amazon Bank. Inauguramos a nossa Sede Nacional Histórica em um prédio tombado pela UNESCO, que agasalhou o sistema policial brasileiro na época da construção da capital do País, Brasília, sito na famosa quadra modelo da capital ao lado da primeira igrejinha construída em alvenaria com os azulejos famosos de Athos Bulcão em que se encontrava abandonado, o qual resgatamos em uma trabalhosa restauração que hoje virou símbolo de trabalho em prol do social histórico. E mais, estaremos inaugurando ainda neste mês, a praça da IPA denominada: “Criança Feliz”, sita em uma área carente da capital do Brasil, em que os brinquedos lá postados são oriundos de um belíssimo trabalho do artesão Natal Silvestre, todos com o reaproveitamento de pneus descartados. Fechamos apoio e parceria para a concretização do 3º Congresso Internacional de Direitos Humanos que acontecerá em fins do mês de agosto do corrente ano, na cidade de Maceió, no estado do Alagoas. E não paramos, pois a delegação que irá representar a Seção Brasileira da IPA no Brasil no Congresso Mundial da IPA, que acontecerá neste ano de 2022 na Espanha, já está em trabalhos findos para embarque. Porém, um grito de satisfação foi ver a conclusão de ações judiciais que “batiam” na IPA Brasil, serem definidas com pleno êxito para a IPA Brasil.
O árduo trabalho destes cinco últimos anos (05), promovidos pela gestão encimados em um Plano Estratégico de Gestão, colocou-nos (A IPA) em um patamar jamais visto nos seus cinquenta e cinco (55) anos antecedentes. Um próximo passo é a concretude da Praça IPA Brasil, onde será erigido o monumento comemorativo aos heróis no enfrentamento a pandemia global no Brasil, um verdadeiro reconhecimento aqueles que enfrentaram no corpo a corpo com a pandemia em prol da sociedade humana, e muitos nesta lide, tombaram, pereceram, e devem ter o seu reconhecimento, foram heróis.
O Centro Acadêmico (Academic Center) -IPA Brasil, que já é sucesso nacional e internacional, e que vem desenvolvendo inúmeros importantes projetos da IPA Brasil de interesse social e policial, deverá concluir neste mês de novembro de 2022, o “Amazon Jungle Trainning”, um Curso de Operações de Selva, que virá atender uma demanda de policiais estrangeiros oriundos de inúmeros países europeus.Um fato que acontece pioneiramente na IPA Brasil.
Este é momento em que não posso deixar de repetir o já manifesto em palavra do presidente anteriormente publica, que nada disto aconteceria se hoje a IPA no Brasil não estivesse uníssona na busca de seus projetos, objetivos, em forma irmanada e de verdadeira amizade entre seus entes. Momento e que novamente manifesto os meus mais efusivos e sinceros agradecimentos aqueles Presidentes e Diretores Regionais, como também aos associados que ombrearam os projetos, e com denodo o transformaram no êxito e sucesso que se estampam.
Ensejando, mantenho no contexto o popular provérbio: “uma só andorinha não faz verão”, e no momento conclamamos os demais associado da IPA no Brasil, que este é o momento que precisamos de Vocês, pois sem uma representatividade cimentada pela essência associativa, no contexto nacional e internacional, de suma importância, alcançaremos os demais objetivos de nossa associação. Vida Longa para a IPA Brasil.
“Servo per Amikeco” (Serviço pela Amizade).
Palavra do presidente
Com a Palavra, o Presidente
Caríssimos membros da IPA no Brasil
Chegamos no mês corresponde a metade deste ano de 2022, junho. E, adentramos ao mês com uma pauta de realizações que nos deixou deverás orgulhosos, pois a pauta de gestão do ano veio a ser cumprida com celeridade e êxito que nos trouxe a certeza que a IPA no Brasil é de fato uma referência nacional neste segmento classista. Mas não só quero alegar o que acima digo, pois trago em materialidade as execuções da comemoração do aniversário de 60 anos de IPA no Brasil, com eventos representativos ao período natalício, de uma forma inédita e jamais acontecido no âmbito da nossa associação. Vamos a eles: Começamos o período “atendendo” inúmeros Policiais da IPA do mundo (poloneses, alemães, noruegueses, suecos, ingleses, americanos, franceses, portugueses, etc...) que vieram ao Brasil para participar das comemorações, embora fomos forçados a cancelar a belíssima semana da amizade que havíamos promovido para este período comemorativo. Festejamos os 60 anos de IPA em um evento de gala sem precedentes, onde além de comemorar o Dia da Nacional da Mulher (Brasileira), lançamos um glamoroso Projeto denominado: Amazônia Verde, destinado ao reflorestamento da floresta, mediante uma firma parceria com o Amazon Bank. Inauguramos a nossa Sede Nacional Histórica em um prédio tombado pela UNESCO, que agasalhou o sistema policial brasileiro na época da construção da capital do País, Brasília, sito na famosa quadra modelo da capital ao lado da primeira igrejinha construída em alvenaria com os azulejos famosos de Athos Bulcão em que se encontrava abandonado, o qual resgatamos em uma trabalhosa restauração que hoje virou símbolo de trabalho em prol do social histórico. E mais, estaremos inaugurando ainda neste mês, a praça da IPA denominada: “Criança Feliz”, sita em uma área carente da capital do Brasil, em que os brinquedos lá postados são oriundos de um belíssimo trabalho do artesão Natal Silvestre, todos com o reaproveitamento de pneus descartados. Fechamos apoio e parceria para a concretização do 3º Congresso Internacional de Direitos Humanos que acontecerá em fins do mês de agosto do corrente ano, na cidade de Maceió, no estado do Alagoas. E não paramos, pois a delegação que irá representar a Seção Brasileira da IPA no Brasil no Congresso Mundial da IPA, que acontecerá neste ano de 2022 na Espanha, já está em trabalhos findos para embarque. Porém, um grito de satisfação foi ver a conclusão de ações judiciais que “batiam” na IPA Brasil, serem definidas com pleno êxito para a IPA Brasil.
O árduo trabalho destes cinco últimos anos (05), promovidos pela gestão encimados em um Plano Estratégico de Gestão, colocou-nos (A IPA) em um patamar jamais visto nos seus cinquenta e cinco (55) anos antecedentes. Um próximo passo é a concretude da Praça IPA Brasil, onde será erigido o monumento comemorativo aos heróis no enfrentamento a pandemia global no Brasil, um verdadeiro reconhecimento aqueles que enfrentaram no corpo a corpo com a pandemia em prol da sociedade humana, e muitos nesta lide, tombaram, pereceram, e devem ter o seu reconhecimento, foram heróis.
O Centro Acadêmico (Academic Center) -IPA Brasil, que já é sucesso nacional e internacional, e que vem desenvolvendo inúmeros importantes projetos da IPA Brasil de interesse social e policial, deverá concluir neste mês de novembro de 2022, o “Amazon Jungle Trainning”, um Curso de Operações de Selva, que virá atender uma demanda de policiais estrangeiros oriundos de inúmeros países europeus.Um fato que acontece pioneiramente na IPA Brasil.
Este é momento em que não posso deixar de repetir o já manifesto em palavra do presidente anteriormente publica, que nada disto aconteceria se hoje a IPA no Brasil não estivesse uníssona na busca de seus projetos, objetivos, em forma irmanada e de verdadeira amizade entre seus entes. Momento e que novamente manifesto os meus mais efusivos e sinceros agradecimentos aqueles Presidentes e Diretores Regionais, como também aos associados que ombrearam os projetos, e com denodo o transformaram no êxito e sucesso que se estampam.
Ensejando, mantenho no contexto o popular provérbio: “uma só andorinha não faz verão”, e no momento conclamamos os demais associado da IPA no Brasil, que este é o momento que precisamos de Vocês, pois sem uma representatividade cimentada pela essência associativa, no contexto nacional e internacional, de suma importância, alcançaremos os demais objetivos de nossa associação. Vida Longa para a IPA Brasil.
“Servo per Amikeco” (Serviço pela Amizade).
Palavra do presidente
Com a Palavra, o Presidente
Caríssimos membros da IPA no Brasil
Chegamos no mês corresponde a metade deste ano de 2022, junho. E, adentramos ao mês com uma pauta de realizações que nos deixou deverás orgulhosos, pois a pauta de gestão do ano veio a ser cumprida com celeridade e êxito que nos trouxe a certeza que a IPA no Brasil é de fato uma referência nacional neste segmento classista. Mas não só quero alegar o que acima digo, pois trago em materialidade as execuções da comemoração do aniversário de 60 anos de IPA no Brasil, com eventos representativos ao período natalício, de uma forma inédita e jamais acontecido no âmbito da nossa associação. Vamos a eles: Começamos o período “atendendo” inúmeros Policiais da IPA do mundo (poloneses, alemães, noruegueses, suecos, ingleses, americanos, franceses, portugueses, etc...) que vieram ao Brasil para participar das comemorações, embora fomos forçados a cancelar a belíssima semana da amizade que havíamos promovido para este período comemorativo. Festejamos os 60 anos de IPA em um evento de gala sem precedentes, onde além de comemorar o Dia da Nacional da Mulher (Brasileira), lançamos um glamoroso Projeto denominado: Amazônia Verde, destinado ao reflorestamento da floresta, mediante uma firma parceria com o Amazon Bank. Inauguramos a nossa Sede Nacional Histórica em um prédio tombado pela UNESCO, que agasalhou o sistema policial brasileiro na época da construção da capital do País, Brasília, sito na famosa quadra modelo da capital ao lado da primeira igrejinha construída em alvenaria com os azulejos famosos de Athos Bulcão em que se encontrava abandonado, o qual resgatamos em uma trabalhosa restauração que hoje virou símbolo de trabalho em prol do social histórico. E mais, estaremos inaugurando ainda neste mês, a praça da IPA denominada: “Criança Feliz”, sita em uma área carente da capital do Brasil, em que os brinquedos lá postados são oriundos de um belíssimo trabalho do artesão Natal Silvestre, todos com o reaproveitamento de pneus descartados. Fechamos apoio e parceria para a concretização do 3º Congresso Internacional de Direitos Humanos que acontecerá em fins do mês de agosto do corrente ano, na cidade de Maceió, no estado do Alagoas. E não paramos, pois a delegação que irá representar a Seção Brasileira da IPA no Brasil no Congresso Mundial da IPA, que acontecerá neste ano de 2022 na Espanha, já está em trabalhos findos para embarque. Porém, um grito de satisfação foi ver a conclusão de ações judiciais que “batiam” na IPA Brasil, serem definidas com pleno êxito para a IPA Brasil.
O árduo trabalho destes cinco últimos anos (05), promovidos pela gestão encimados em um Plano Estratégico de Gestão, colocou-nos (A IPA) em um patamar jamais visto nos seus cinquenta e cinco (55) anos antecedentes. Um próximo passo é a concretude da Praça IPA Brasil, onde será erigido o monumento comemorativo aos heróis no enfrentamento a pandemia global no Brasil, um verdadeiro reconhecimento aqueles que enfrentaram no corpo a corpo com a pandemia em prol da sociedade humana, e muitos nesta lide, tombaram, pereceram, e devem ter o seu reconhecimento, foram heróis.
O Centro Acadêmico (Academic Center) -IPA Brasil, que já é sucesso nacional e internacional, e que vem desenvolvendo inúmeros importantes projetos da IPA Brasil de interesse social e policial, deverá concluir neste mês de novembro de 2022, o “Amazon Jungle Trainning”, um Curso de Operações de Selva, que virá atender uma demanda de policiais estrangeiros oriundos de inúmeros países europeus.Um fato que acontece pioneiramente na IPA Brasil.
Este é momento em que não posso deixar de repetir o já manifesto em palavra do presidente anteriormente publica, que nada disto aconteceria se hoje a IPA no Brasil não estivesse uníssona na busca de seus projetos, objetivos, em forma irmanada e de verdadeira amizade entre seus entes. Momento e que novamente manifesto os meus mais efusivos e sinceros agradecimentos aqueles Presidentes e Diretores Regionais, como também aos associados que ombrearam os projetos, e com denodo o transformaram no êxito e sucesso que se estampam.
Ensejando, mantenho no contexto o popular provérbio: “uma só andorinha não faz verão”, e no momento conclamamos os demais associado da IPA no Brasil, que este é o momento que precisamos de Vocês, pois sem uma representatividade cimentada pela essência associativa, no contexto nacional e internacional, de suma importância, alcançaremos os demais objetivos de nossa associação. Vida Longa para a IPA Brasil.
“Servo per Amikeco” (Serviço pela Amizade).