Pular para o conteúdo

Torneio de Futebol Intertribal

IPA Brasil

A | A

 

 

Caros Associados da IPA Brasil,

 

A International Police Association Brasil Section – IPA Brasil, CNPJ 15.221.037/0001-17, vem orgulhosamente informar seus associados, que desenvolveu na capital do País, Brasília/DF, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal, diante de seu projeto: “Questão Indígena Nacional”,  o 2º Torneio de Futebol Intertribal em que reuniu 1.200 indígenas oriundos de 18 etnias:  Tukano, Dessana, Waiwai, Marubo, Baré, Apurinã, Wapixa, Tikuna, Xavante, Kambiwá, Pankararu, Atikum, Guajajara, Kariri Xokó, Terena, Xukuru, e Potiguara, em que 150 atletas indígenas disputaram o título de campeão nacional nas modalidades feminino e masculino de futebol, entre os dias 04 a 12 de novembro de 2023, no estádio do Clube da Advocacia do Brasil.

                                                                          

 

                                                        

 

Durante a abertura do evento a Presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Carla Eugênia, celebrou dizendo que “o Torneio representa a integração e aproximação entre diferentes povos”, e “permitiu a reunião de várias etnias indígenas nacionais, prezando pelo respeito as diferenças de cada etnia em prol do futebol”.

 

                                                       

                                                           

                                                   

Durante a competição, diante de jogos que consideramos acirrados pela importância de competir, trouxe-nos belas surpresas de relações desportivas, o que atingiu o objetivo da IPA Brasil e do princípio basilar da IPA no mundo: “Amikeco” (Amizade). O resultado foi também surpreendente, em que na modalidade masculina sagrou-se campeão a Equipe “Originária”, em disputa final com a Equipe Kariri. Na modalidade feminina, também a Equipe “Originária, em uma difícil disputa na final do torneio, com a Equipe Ywikuna, logrou o título de campeã. A terceira colocação no feminino, ficou com a equipe Magüta da etnia Tikuna, e no masculino a equipe Tekohaw. Foi um torneio espetacular de se assistir pelo empenho das equipes na competição.

 

                                                      

                                                             

                                                                               

 

A IPA Brasil assinou um inédito contrato de parceria com a Seleção Indígena de Futebol do Brasil, capitaneada pelo indígena “Matheus” (Vilson Francisco) da etnia Terena, no objetivo de apoiar a parte desportiva deste segmento social nacional em competições nacionais e internacionais.  

Novas ações nessa seara já estão sendo programadas para o ano de 2024, em que temos a pretensão de um jogo entre a Seleção Indígena de Futebol do Brasil e a Seleção Brasileira de Futebol (CBF).

                                                                                 

 

Servo Per Amikeco (Serviço através da Amizade).