Pular para o conteúdo

IPA Brasil e o Projeto Caninópolis

IPA Brasil

A | A
O que é o Caninópolis ?
 
      Em 2017, Rafael Frota e Renato Blanco, dois publicitários brasilienses, deram vida ao projeto Caninópolis, uma produção que conta a história do cachorro Otto e seus amiguinhos. Com músicas originais, clipes animados e versões que grudam na cabeça de quem escuta, a animação aborda diversos assuntos como amizade, família e as melhores lembranças da infância.
 
      Lançada inicialmente no Youtube, a produção já ultrapassou 5 milhões de visualizações em pouco mais de um ano e busca o protagonismo em uma região que tem poucas novidades no segmento. “A produção ainda não tem patrocínio e todo o investimento é nosso, além disso, aqui no Centro-Oeste, ainda não existe nenhuma iniciativa parecida, o que dificulta na busca de patrocinadores”, explicou Rafael, ao ser questionado sobre o custo do projeto. Embora o Caninópolis tenha recebido alguns convites para mudar de endereço, os publicitários têm planos mais ambiciosos para o Projeto Caninópolis. “Já recebemos convites para mudar nossa estrutura para a cidade de São Paulo, mas isso não faz parte do nosso planejamento. Queremos fazer história aqui na nossa cidade, Brasília, a capital do País”, argumenta Frota.
 
Rafael com os cães
 
      Com a primeira edição do Caninópolis lançada com absoluto sucesso, o projeto buscou novos horizontes no contexto das series do Caninópolis, os quais surgiram quando procurados pela Associação Internacional de Policia no Brasil (International Police Association Brasil Section – IPA Brasil) em busca de uma representatividade do segmento policial na produção dos cliques, encimado em uma argumentação que revelou-se em um “plus” que faltava para as ações no Caninópolis, e, disto resultou a criação de Mike, o cão policial, que veio formar-se em uma representação da IPA Brasil, uma Entidade que representa todos os policiais brasileiros.
 
      No contexto idealizado por Rafael e Renato, Mike, é um cão policial que representa a figura da lei e da ordem na série. De forma heroica e altruísta, ele resolve todos os problemas que os protagonistas se envolvem e apresenta um personagem para um público no sentido de conscientizar que soluções devem ser tratadas por profissionais, especialistas, para que o desconhecimento de uma conduta correta não acarrete maiores danos.
 
Mike 
 
      De acordo com Rafael, o policial Mike representa a organização no universo idealizado por eles. “Hoje, o policial é uma figura muito deturpada da realidade brasileira. Em nosso contexto, ele é o herói que arrisca a vida pela população”, conta o publicitário, que quer desconstruir a retórica brasileira da figura do policial.
 
      O Caninópolis, a princípio, foi criado para crianças de seis meses a dois anos, com a proposta de entretenimento para bebês. “Nossa intenção era produzir algo novo e sem precedentes. Algo que meu filho amasse. Fiz pensando no meu filho”, conta Rafael. Hoje, o foco é aumentar a faixa etária para crianças de até seis anos, com personagens mais complexos, como o Mike.
 
      O projeto nesta 2ª edição, com Mike, foi criado a partir de uma ótica que foca na valorização das relações familiares, na amizade, no companheirismo e na caridade. Na sociedade idealizada por eles, existem as figuras da família, dos amigos, dos professores, dos avós e da Lei, de uma forma simples e de fácil entendimento para o público infantil.
 
Dr. Joel Zarpellon Mazo, Presidente da IPA Brasil
 
      Para o Presidente da IPA Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, a busca de uma parceria com o Projeto Caninópolis, um produto de alcance subjetivo ímpar, e diante de uma camada da sociedade que se encontra na formatação de sua personalidade em futuro, não poderia deixar de ser buscada, pois neste processo estaremos trabalhando para um futuro social muito mais promissor, objetivo da Entidade. E ademais: “O pensamento ousado de Rafael Frota e Renato Blanco é justificado quando se conhece a história por trás desses dois empreendedores. Há 10 anos e com pouco mais de 500 reais, os dois fundaram uma agência de publicidade que, hoje, atende clientes em todo o território nacional e movimentam um belíssimo faturamento. De fato é um case de sucesso”, disse o presidente.
 
      Além da transmissão no Youtube e em plataformas de streaming, foi concluído um contrato recentemente com um canal fechado e o desenho será transmitido no horário nobre da televisão. O projeto Caninópolis, com Mike, chega na grade em maio deste ano.
 
Caninópolis: uma parceria para o sucesso. De Brasília, para o Brasil e para o mundo.