COMUNICADO GERAL N° 75/2022 IPA Brasil
COMUNICADO GERAL N° 75/2022 IPA Brasil
IPA Brasil
Caros associados que participarão do IPAWC 2022 – Espanha e Semana da Amizade
A Internactional Police Asociation Brasil Section – IPA Brasil vem informar aos participantes do Congresso Mundial da IPA e Semana da Amizade que acontecerá em outubro/2022 na Espanha, que as autoridades espanholas anunciaram que qualquer uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) serão reconhecidas pelas autoridades do país, como prova de imunidade contra o COVID-19 para os viajantes que chegam.
A Espanha reconhece os certificados de vacinação desde que o titular tenha sido imunizado com uma das seguintes vacinas:
Comirnaty – Pfizer/BioNTech Manufacturing GmbH
Vaxzevria – AstraZeneca
AstraZeneca/SK Bio, SK Bioscience Co. Ltd.
Vacina AstraZeneca (Covishield™), Serum Institute of India Unip. Ltda.
Janssen-Cilag International NV.
Spikevax; mRNA-1273), Moderna Biotech
Vero Cell – Sinopharm/Beijing Institute of Biological Products Co., Ltd.
Sinovac-CoronaVac (Vero Cell), Sinovac Life Sciences Co., Ltd.
Covaxina
Também: “Qualquer vacina autorizada para comercialização pela União Europeia (Agência Europeia de Medicamentos, EMA) e OMS será aceita. O calendário de vacinação completo deve estar disponível para que o certificado de vacinação seja válido”, observou o portal oficial de saúde de viagens da Espanha. Atenção: A vacina russa Sputnik não está listada.
Comprovante
O comprovante de vacinação deve ser apresentado nos idiomas do espanhol, inglês, francês ou alemão em formato eletrônico ou em papel. Atentar que o certificado de vacinação deve incluir as seguintes informações sobre o titular:
Nome e sobrenome
Número de identificação pessoal
Nome da vacina administrada
País/cidade onde a vacina foi administrada
Data(s) da vacinação
As pessoas que não possuem certificado de vacinação também podem entrar na Espanha, desde que apresentem resultado negativo no teste COVID-19 ou prova de recuperação da doença. “Pode viajar, apresentando documento/certificado de vacinação contra COVID-19, teste de diagnóstico negativo ou recuperação contra COVID-19, de acordo com o disposto na legislação em vigor relativa aos controlos sanitários a realizar nos pontos de entrada em Espanha”.
Validade
Quanto à validade do certificado de vacinação, foi indicado que o documento passaria a valer 14 dias após a administração da última dose da vacina e permaneceria em vigor até um ano após a data da vacinação, informa SchengenVisaInfo.com.
Alertamos que não devam certificar-se de encontrar-se cumprindo com requisitos de vacinação Covid acima manifestos no momento da viagem.
“Servo per Amikeco” (Serviço através da Amizade).