Comunicado Geral nº 025/2024 - IEB/IPA e Grupo Ibero-América no Brasil.
Comunicado Geral nº 025/2024 - IEB/IPA e Grupo Ibero-América no Brasil.
IPA Brasil
Caros Membros da IPA Brasil
International Police Association Brasil Section – IPA Brasil, vem informar aos seus associados que na data de 02 a 07 de junho de 2024, o presidente da IPA Internacional, Dr. Martim Hoffman, e o Grupo Ibero-América composto pelos países de Andorra, Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos da América, Peru, Argentina, Colômbia e Brasil, estiveram reunidos nas dependências do Hotel Pestana em Copacabana, Rio de Janeiro, para deliberarem uma extensa pauta sobre a administração e ações da International Police Association – IPA.
O encontro trouxe a primeira reunião do Grupo Ibero-América instituído pela atual gestão da IPA, quando no IPAWC 2023-Grécia, promovendo deliberações de atividades por partes de seus membros de forma integrada. Trouxe como destaque, a consecução de um Congresso Internacional sobre a Amazônia, em vínculo com o projeto internacional da IPA denominado: “IPA Green”, com previsão para acontecer na tríplice fronteira amazônica que congregam os países da Colômbia, Brasil e Peru. No momento foi apresentado ao Grupo Ibero-América e para o IEB/IPA, o projeto da Seção Brasileira da IPA denominado: “Olhos de Hórus Amazônico”, que trata-se da instituição de um Observatório da IPA e parcerias no centro da selva brasileira, mais precisamente nas margens do rio Javari, com o objetivo de abrir os “olhos” de integrantes naquela que região que possui a maior concentração do mundo de indígenas ainda “não detectados”, para que possam alimentar de informações as problemáticas da região, como também do conhecimento acadêmico direcionado ao meio ambiente e atuação policial neste tipo de área.
Contudo, o encontro não só foi trabalho de administração, uma vez que um evento institucional promovido pela Regional da IPA Brasil no Estado do Rio de Janeiro, trouxe aos participantes a oportunidade de conhecerem uma estrutura policial operacional brasileira, com uma visita o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Operacionais), além de um belo passeio por uma Favela daquela cidade. O evento institucional da IPA Brasil/RJ oportunizou aos participantes em conhecerem a culinária e a cultura brasileira, em belíssimo happy hour de boas-vindas aos participantes, que teve o seu auge com o plantio de uma árvore típica do País no jardim “IPA Green” especialmente construído para este ato. No mesmo diapasão, o evento social de encerramento do encontro, acontecido no dia 6/06, proporcionou aos participantes conhecerem dois pontos turísticos principais da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e o morro conhecido por “Pão de Açúcar”, além da belíssima praia de Copacabana e seu calçadão em forma de ondas do mar criado por Burle Marx em 1970. O evento foi encerrado com um especial jantar em que outorgas e prêmios foram concedidos aos presentes e autoridades convidadas. Para a IPA no Brasil foi um momento histórico único.
Servo per Amikeco.
Segue alguns registros marcantes deste evento: