Pular para o conteúdo

ARTHUR TROOP é imortal no Brasil

A Cadeira de nº 20 no Conselho da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI, é de Arthur Troop, o fundador da International Police Association – IPA. Agora, imortal no Brasil.
IPA Brasil

IPA Brasil
A | A

O Fato.

Na data de 12 de dezembro de 2015, no salão especial de eventos Juscelino Kubitschek, da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI, em Brasília-DF, na tradicional reunião de final de ano, ato que perdura desde 1910, foi incluída uma nova Cadeira no Conselho da Academia, a Cadeira de nº 20, a qual passou a ser denominada: Cadeira ARTHUR TROOP, em homenagem ao fundador da IPA.

Conselho Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI

Comunicação do vencedor da indicação para a cadeira 20 da Academia, e histórico.

 

A Imortalização no Brasil.

As Cadeiras do Conselho da Academia, quando incluídas, fato que ocorre em torno de 10 em 10 anos, são “batizadas” com o nome de alguma importante personalidade no contexto social, a exemplo: Dom Pedro I (Imperador do Brasil); Tiradentes (Mártir da Independência do Brasil); Osvaldo Cruz (referência na questão de saúde no Brasil); Presidente Juscelino Kubitschek (ex-Presidente do Brasil, fundador de Brasília), e outras personalidades de importância.

Os nomes das Cadeiras do Conselho não mudam jamais, razão que as personalidades que venham a ter o privilégio de ter o seu nome insculpido nas Cadeiras do Conselho, são imortalizadas.

As pessoas são imortais, enquanto são lembradas.

A cadeira nº 20 – Arthur Troop

 

O Presidente da IPA Brasil 27 assina o Livro dos Imortais na indicação de Arthur Troop

 

O Processo.

O nome de Arthur Troop e sua história, competiu com mais 211 indicados para a nominação. Ao vencer, foi insculpido na Cadeira de nº 20 o seu nome, fato que o imortalizou no Brasil. Arthur Troop, foi a primeira personalidade estrangeira a ter uma Cadeira nominada no Conselho da ABRASCI.

Para participar do processo seletivo, o nome de Arthur Troop foi apresentado em 2013 e defendido pela Seção Regional da IPA do Brasil no Distrito Federal- IPA BRASIL 27, atendendo as exigências solicitadas pela Academia e fazendo forte defesa escrita e oral para que o objetivo alcançasse o seu êxito. E alcançou.

Diretoria Executiva da IPA Brasil 27

Defesa final de indicação de Arthur Troop

 

O Acadêmico.

O membro da IPA no Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, após dois anos de avaliação, teve o seu nome convalidado para integrar a Academia e o Conselho, quando para seu privilégio, foi empossado como acadêmico na mesma data da nominação de Arthur Troop para a Cadeira de nº 20, e tendo Arthur Troop como seu Patrono de diplomação. Em razão deste fato, Dr. Joel Zarpellon Mazo foi o primeiro acadêmico a sentar na Cadeira de nº 20 – ARTHUR TROOP.

O Presidente da IPA Brasil 27 recebe o diploma de Acadêmico

 

Na palavra do Presidente da IPA Brasil 27:

Imortalizar no Brasil o fundador da IPA, foi uma das tarefas mais árduas e gratificantes no trabalho de nossa gestão”, disse o presidente da IPA Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, “pois não sabem aqueles que desconhecem o processo para tal feito, o quão difícil ele o é. Para nós, membros da IPA no Brasil, foi mais que uma vitória setorial, vejo como uma vitória transcendente das nossas fronteiras, pois pelo que tenho conhecimento, somos o único País a conseguir tal feito, e isso me deixa orgulhoso”, continuou o presidente. “O fato de mostrar para a Academia a importância de integrar entre os seus imortais uma pessoa como Arthur Troop, em razão do que este trabalhou em busca de uma forma de produzir a paz, e o quanto sofreu para concretizar este sonho, que hoje materializado é uma das mais belas realidades no contexto mundial, foi muito mais satisfatório que a minha indicação para o Conselho da Academia, me sinto deverás rejuvenescido, Servo Per Amikeco mister Troop, meu Patrono, meu norte”, concluiu o Presidente.

 

As Homenagens.

O tradicional evento encerrou-se com um belíssimo jantar comemorativo com shows culturais, e o hino da IPA em homenagem a Arthur Troop foi apresentado pelo maestro Ademir Junior, da IPA BRASIL Orquestra, em um arranjo espetacular que resultou em efusivos aplausos dos presente.

Jantar de gala da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI

Comemorativo encerramento do ano e do novo imortal e novos Acadêmicos

 

A Academia.     

A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI, é uma tradicional sociedade brasileira fundada em 1910. Inicialmente era só abrangente ao campo da História, mas ao longo dos anos foi agregando mais campos, pela própria exigência da evolução social e cultural da sociedade. Possui em seus quadros, seletos membros denominados acadêmicos, oriundos de todas as partes e profissões do Brasil, os quais são empossados após rigoroso processo seletivo e de avaliação.

 

O membro empossado, anterior ao Dr. Joel Zarpellon Mazo, foi o poeta Roberto Augusto de Piratininga Ferrari, que possui o pseudônimo literário: “Roberto Ferrari, o Poeta do Amor”, que quando empossado, demonstrando sua relação com o Patrono da Cadeira de nº 19 – Vinicius de Moraes, relatou:

”Assumir a cadeira nº 19 de Vinícius de Moraes é motivo de orgulho e responsabilidade para mim, mas ao mesmo tempo de alegria por saber que meu trabalho está sendo reconhecido por todos. A minha ligação com Vinícius vem desde a adolescência e posso dizer que é espiritual.”

 

O Objetivo.

A IPA no Brasil assumindo o seu papel no meio social e cultural brasileiro.